Meu Cadastro      Certificado Eventos

Newsletter



Cadastrar Remover

Artigos

Como reter bons talentos na sua empresa

Autor: Roni Silva

Uma das principais preocupações das empresas é a retenção de talentos, pois é extremamente importante ter bons colaboradores em sua equipe para garantir o sucesso de um negócio. De uma forma imediatista, essa atitude representa menos gastos com recrutamento e com treinamentos, mas a médio e a longo prazo pode ser determinante para a boa saúde de um empreendimento.

Mas, afinal de contas, como reter talentos? Ao contrário do que muitos imaginam, uma gratificação salarial compatível com o mercado e alguns benefícios não bastam para garantir a permanência de um bom funcionário em seu time. Na verdade, grandes talentos só ficam em uma empresa quando estão satisfeitos e motivados.

O reconhecimento

Reconhecer e incentivar talentos é mostrar ao colaborador que a organização considera a sua satisfação pessoal e profissional e que percebe a importância da sua contribuição para a companhia. Além disso, é papel da empresa implementar práticas que deixem claro qual é o seu propósito e o que ele ganha ao permanecer na instituição.

O uso de avaliações de desempenho e de feedbacks constantes podem ser cruciais na hora de reconhecer talentos e valorizá-los, assim como premiações merecidas, isto é, baseadas nos méritos dos colaboradores.

A perspectiva

É fundamental que um colaborador não se sinta preso ou estagnado em uma empresa. Para evitar isso, é importante indicar aonde o colaborador pode chegar e como ele é capaz de alcançar novos patamares dentro de uma empresa.

Em outras palavras, você deve estabelecer muito bem os planos de carreira. Um dos principais fatores que influenciam o turnover é a falta de visão do colaborador em relação ao seu local de trabalho.

A participação

Para que um colaborador se sinta uma parte importante e operante na empresa, ele precisa ter espaço para desenvolver e sugerir ideias e soluções. Ademais, é interessante para a organização desenvolver e comunicar com clareza os seus valores e os seus objetivos.

Um sistema de comunicação bem desenvolvido pode fazer toda diferença em como os colaboradores e a instituição se entendem. A comunicação interna implantada adequadamente fornece espaço para a equipe contribuir com a empresa e também aproxima o colaborador da instituição, uma vez que fica claro quais são as metas da companhia, como ela está progredindo e quais são as suas perspectivas.

Em suma, uma comunicação interna bem estabelecida fornece espaço para a participação efetiva da sua equipe e ainda pode surpreender pelo baixo custo de implantação e os benefícios conquistados com ações simples.

O ambiente de trabalho

Um talento precisa de espaço e condições necessárias para que ele atinja o máximo do seu potencial. Portanto, a empresa deve buscar instaurar um ambiente motivador e desafiador e se empenhar em criar uma cultura em que as potencialidades possam ser desenvolvidas em vez de limitadas por regras rígidas arbitrárias e autoritarismo excessivo.

Vale lembrar que um ambiente para crescimento do colaborador não pode ser limitado pelos seus líderes. Dessa forma, é recomendado que sejam recrutados bons líderes, que se dediquem aos seus subordinados e também aos relacionamentos internos.

Fonte da Notícia: Autor: Roni Silva      Publicado: 12/04/2016
Voltar

Newsletter:

Cadastrar Remover
Participe do linkedin:

Rua das Palmeiras, número 685 - Edifício Contemporâneo
Empresarial, sala 1.504 - Santa Lúcia - 29.056-210
Vitória, ES - Brasil
Mapa de Localização

(27) 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

eventos@abrhes.org.br