Confira o informativo da ABRH-Brasil no Estadão desta quinta-feira

Publicado: 13 de dezembro de 2018

As melhores práticas em gestão de pessoas das ABRHs MG, BA e DF

O protagonismo dos colaboradores na construção de um melhor clima organizacional ou de sua carreira; a valorização e o preparo dos profissionais mais experientes para o momento da aposentadoria; a diversidade inserida na cultura organizacional; e a gamificação no desenvolvimento de líderes foram alguns dos temas vencedores das versões mineira, baiana e brasiliense do Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH. É o que o Pessoas de ValoRH mostra nesta edição.

EM MINAS GERAIS

ABRH-MG - PSH2018_Seculus_credito Dea Tomich_br

A equipe da Seculus venceu com um case sobre clima e engajamento/Foto: Dea Tomich 

A ABRH-MG realizou, no último dia 4, a cerimônia da 17ª edição do Prêmio Ser Humano. Quatorze iniciativas foram premiadas nas categorias Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade, no espaço The One Business, em Belo Horizonte.

Os trabalhos inscritos foram avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pela ABRH-Brasil, por uma comissão formada por 15 profissionais. A apuração dos resultados foi acompanhada pela empresa de auditoria Moore Stephens.

Segundo Cristina Iglesias e Marise Drumond, diretoras da ABRH-MG e coordenadoras do Prêmio Ser Humano, o propósito da premiação é difundir bons exemplos organizacionais, ideias palpáveis e que possam servir de inspiração para outras empresas. De acordo com elas, ao estimular e divulgar iniciativas exemplares, o prêmio contribui para a construção de organizações mais avançadas, sólidas, éticas e com resultados sustentáveis.

Neste ano, Eugênio Mattar, CEO da Localiza, e Luís Márcio Araújo Ramos, diretor de Gestão de Pessoas da Usiminas, receberam, respectivamente, os títulos Personalidade Empresarial e Personalidade de RH 2018, homenagens que integraram a cerimônia de premiação.

Antes da entrega dos troféus, a ABRH-MG realizou a cerimônia de posse dos novos diretores e conselheiros, profissionais que estarão à frente da associação no triênio 2019-2021. Reeleita para o segundo mandato, Eliane Ramos Vasconcellos Paes terá como vice-presidentes a consultora e coach Marise Drumond e a diretora de Gestão e Desenvolvimento da Pif Paf, Valéria Maria Souza.

Conheça os 14 ganhadores do prêmio mineiro:

Modalidade Gestão de Pessoas – Administração
Grupo Hermes Pardini
Programa Trilha de Carreira: impacto, percepção de mobilidade e parceria na construção da carreira no Grupo Hermes Pardini

Modalidade Gestão de Pessoas – Desenvolvimento
Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais
Planejamento de sucessão para cargos de confiança: uma quebra de paradigma em uma empresa pública

Microcity Computadores e Sistemas
A gamificação como elemento de desenvolvimento das lideranças

Seculus da Amazônia
Entre no clima: engajando pessoas a serem protagonistas nas ações de melhoria do clima

Aethra Sistemas Automotivos
Programa de Formação de Liderança

CNH Industrial
Seja protagonista da sua carreira

Grupo Friopeças
Projeto Decolar: valorizando a cultura e as pessoas

Pif Paf Alimentos
Programa Posso Ajudar

Stola do Brasil
Uma nova Stola: a força das pessoas para reconstruir uma empresa

Grupo Ribeiro do Valle
Neurociências na Gestão de Pessoas: Sistema SHIS (Significado, Humanismo, Inovação e Sustentabilidade)

Modalidade Gestão de Pessoas – Sustentabilidade
VLI Logística
O desafio da diversidade: lições aprendidas na implementação de um programa de inclusão de pessoas com deficiência

Anglo American
Programa Lotus: resiliência, força e superação

Fundação Vale
Programa Ciclo Saúde em Minas Gerais

Pif Paf Alimentos
Escola Maria Adelaide Mendes Costa 

 

NA BAHIA

ABRH-BA_PSH2018_Cezar Almeida e Ana Luisa Sampaio_ RH_Hospital Humberto Castro Lima_credito_Gustavo Froes_br

Pelo Hospital Humberto Castro Lima, a gerente de RH Ana Luisa Sampaio recebeu o prêmio das mãos do presidente da ABRH-BA, Cezar Almeida/Foto: Gustavo Froes

Também no dia 4, 12 cases em gestão de pessoas foram premiados no Fiesta Convention Center, em Salvador, pela ABRH-BA, durante a entrega do Prêmio Ser Humano Luiz Tarquínio.

A 10ª edição contou com número recorde de 31 inscritos, que foram avaliados por uma comissão composta de integrantes da ABRH de todo o Brasil. Para aumentar a isenção do processo, nenhum membro da Bahia participou da avaliação.

O case melhor pontuado de cada modalidade automaticamente está classificado para participar do Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2019, concedido pela ABRH-Brasil.

“Nós tivemos cases fantásticos. Espero que essas ações possam inspirar outras pessoas a fazerem mais para transformar a realidade tanto das organizações quanto das comunidades”, salientou Maria Luiza Santos, membro da Diretoria de Gestão do Conhecimento da ABRH-BA e organizadora do prêmio.

No evento, também foi anunciada a Profissional de RH do Ano: Eugênia Ávila, gerente de RH do Grupo Leme e voluntária da ABRH-Brasil.

O prêmio foi apresentado por Cezar Almeida, presidente da ABRH-BA, e sua vice Margot Azevedo. O clima foi de despedida para a dupla, que encerra neste mês o ciclo na liderança da associação (2016-2018). No evento, tomaram posse os gestores da entidade para o triênio 2019-2021: o presidente Wladimir Martins, a vice-presidente Elise Chies e toda a diretoria executiva.

Os cases com melhor pontuação em cada modalidade foram:

Modalidade Gestão de Pessoas – Desenvolvimento
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Programa Unidiversidade

Modalidade Gestão de Pessoas – Administração
Hospital Humberto Castro Lima
Projeto Nascer

Modalidade Gestão de Pessoas – Sustentabilidade
Parque Social
Programa Comunidade Empreende

 

EM BRASÍLIA

ABRH-DF_PSH2018_Tribunal de Contas_categoria Desenvolvimento_br

Equipe do Tribunal de Contas do DF recebe o prêmio na modalidade Desenvolvimento/Foto: Eduardo Tadeu

No dia 21 de novembro, durante a 28ª edição de seu grande evento anual, o ENCONTRARH – Encontro de Recursos Humanos do Planalto Central, a ABRH-DF realizou a entrega da versão local do Prêmio Ser Humano.

“Sabemos que, no mundo ágil e líquido em que vivemos, olhar para as pessoas é o grande diferencial competitivo das organizações. A ABRH-DF abraça essa causa com muito orgulho, pois é na complexidade de todo o sistema que vemos profissionais saindo da caixa e adequando aos valores da sua organização o que mais atende às pessoas e ao negócio”, diz Ana Cláudia Mendonça, vice-presidente de Comunicação e Marketing da associação brasiliense.

No palco do Unique Palace, em Brasília, a associação homenageou cinco vencedores em duas categorias: Desenvolvimento e Sustentabilidade. E o Tribunal de Contas do Distrito Federal foi o grande vencedor ao conquistar o primeiro lugar em ambas.

Conheça os cases que conferiram o bicampeonato ao TC/DF:

Categoria Gestão de Pessoas – Desenvolvimento
Tribunal de Contas do Distrito Federal
Gestão do Desempenho Competente: implantação em uma organização pública

Categoria Gestão de Pessoas – Sustentabilidade
Tribunal de Contas do Distrito Federal
Programa de Orientação para Aposentadoria: reconhecer o passado, integrar o presente, planejar o futuro

 

MELHOR

A força da diversidade

01 CAPA MELHOR_372.indd

Pode ser que alguém ainda duvide da relação entre competitividade, inovação e diversidade e inclusão, mas dados de uma pesquisa da consultoria McKinsey revelam que as empresas que apostam em diversidade de gêneros têm probabilidade 21% maior de apresentar crescimento acima da média do mercado. Esse é o foco da matéria de capa da revista Melhor – Gestão de Pessoas, que, neste mês, é totalmente digital e pode ser acessada via aplicativo.

A edição de dezembro traz ainda um balanço do estudo feito pelo LinkedIn e pela WGSN, empresa de previsão de tendências, sobre o que nos espera no futuro do trabalho. Apesar do pessimismo que ronda o imaginário sobre esse futuro, é possível identificar que, quanto maior a utilização de tecnologias no ambiente profissional, mais valorizadas são as habilidades humanas.

E, para fechar, Anderson de Souza Sant’Anna, professor titular das áreas de Organizações e Comportamento Organizacional da Fundação Dom Cabral, traz cinco sugestões de livros essenciais para o gestor de pessoas 4.0. Uma boa dica para a imersão em leitura neste final de ano.

Assinatura:

Tel. (11) 3039-5666
www.revistamelhor.com.br
assinatura@editorasegmento.com.br

 

ERRATA
A imagem cedida pela ABRH-ES e publicada na semana passada não corresponde à de vencedores do Prêmio Ser Humano capixaba. Abaixo, a imagem correta.

Danilo Schellmann
ABRH-ES - PSH2018_4_danilo schellmann_br



Para fazer download desta edição, clique na imagem abaixo:

13-12-2018_destaque

Compartilhe:

Receba Nossos Informativos:

Agenda Completa:

Agenda Completa

Filiada à:

Filiada à ABRH Nacional

Fale Conosco

Rua das Palmeiras, nº 685, Edifício Contemporâneo Empresarial, Sala 1.504,
Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil
CEP: 29056-210
27 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

Siga a ABRH-ES no Facebook

E RECEBA GRÁTIS AS MAIORES NOVIDADES DA GESTÃO DE RH DO ES.