Meu Cadastro      Certificado Eventos

Newsletter



Cadastrar Remover

Blog

Redução de custos nas empresas com o uso da tecnologia

Períodos de crise pressionam as empresas a buscar por inovação. E nem sempre ela precisa estar relacionada ao produto ou serviço oferecido – às vezes, mudar os métodos e processos internos pode gerar ganhos, como aumento de produtividade e motivação dos colaboradores, impactando diretamente no resultado dos negócios.

Se tempo é dinheiro, desperdiçá-lo não faz o menor sentido. Inúmeras corporações já se deram conta disso e colocaram em prática na divisão de gestão de pessoas a adoção de ferramentas que promovem a otimização dos resultados em curto, médio e longo prazos. Dessa forma, passam a realizar de modo mais simples, ágil e eficiente a seleção, admissão, treinamento e acompanhamento de colaboradores, entre outros.

O reconhecimento da área de recursos humanos tem crescido dentro das empresas. O departamento, que antes era visto apenas como operacional, finalmente conquistou lugar de destaque dentro das organizações e hoje é tido como fundamental para o crescimento da empresa.

No entanto, para ter uma atuação mais estratégica e usufruir da liberdade de participação nas tomadas decisões, a área precisa ter suporte para desempenhar suas demandas, tanto de administração de pessoal quanto de desenvolvimento organizacional. Para isso, muitas empresas estão recorrendo às tecnologias para automatizar e integrar seus processos de gestão.

Inovações para colocar em prática

Investirem em tecnologias, mesmo em momento de crise, para otimizar seus processos tem sido a saída encontrada por muitas empresas para driblar os obstáculos da crise econômica do país.

“O recurso mais caro dentro de uma empresa é a mão de obra. Otimizando os processos que envolvem tempo e dedicação de profissionais, a mão de obra pode ser realocada em outras áreas onde é realmente necessária – o que gera economia. E esse é o papel da tecnologia: otimizar processos para, assim, otimizar o fluxo de trabalho da empresa”, explica José Martinho Reis, fundador da Reis Office, empresa líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos.

Com o GED (gerenciamento eletrônico de documentos), a principal solução oferecida pela empresa de José, é possível a criação de fluxos de trabalho mais ágeis graças à digitalização de documentos na contratação e demissão, com aprovação de gestores, automatizando e reduzindo tempo na hora de contratar e dispensar funcionários, por exemplo. 

 

“Em curto prazo, as empresas podem reduzir custos e tempo em mão de obra, pois o que antes era feito em papel, migra 100% para o meio eletrônico. Em médio prazo, os documentos da empresa ficam mais organizados, tornando os processos mais simples e claros. Já em longo prazo, é possível notar a diminuição do arquivo morto, com eliminação de documentos desnecessários”, avalia José.

Fazendo mais com menos

O investimento em capacitação traz benefícios diretos ao resultado das empresas, mas como as companhias podem reduzir os gastos com deslocamentos, equipamentos e hospedagens que treinamentos e alinhamentos geram?

“No cenário atual, as empresas precisam investir em capacitação de seus colaboradores, pois com isso elas ganham uma vantagem competitiva neste cenário; e quando o mercado melhorar, elas estarão em uma excelente posição”, alerta Rafael Pinho, fundador da TuttoLabs, empresa que oferece soluções tecnológicas e conteúdos customizados para companhias.

O uso de tecnologia, além de reduzir custos comparados a treinamentos presenciais, permite ganho de produtividade e melhor aderência dos colaboradores que já estão acostumados com tecnologia em seu dia a dia.

“Empresas que investem em treinamento e desenvolvimento conseguem melhorar sua produtividade, capacidade de inovar e pensar fora da caixa. Hoje, nossos clientes podem já ter um planejamento macro de treinamento para o ano, mas com nossas soluções podem mudar a rota em menor tempo e com um custo menor em vez de ter que esperar o próximo ano para realizar essas análises”, comenta Rafael.

Soluções completas para RH

E no que diz respeito às demandas administrativas da área de RH? É possível implantar tecnologias para ajudar as companhias a contratar e reter os profissionais certos, gerenciar o ambiente de trabalho, agilizar os processos, garantir a conformidade legal e criar uma organização centrada nas pessoas?

“Ainda hoje muitos processos de recrutamento são manuais, não integrados a nenhum sistema, o que dificulta o controle de avaliação de candidatos durante as etapas de seleção e também durante a sua permanência na empresa”, comenta Carolina Bastos, vice-presidente de vendas de soluções de gestão de capital humano da SAP Brasil, líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial.

Segundo a executiva, “os processos são eletrônicos, mas não integrados, o que faz com que consumam muito tempo. Sendo assim, quando o cliente adota uma solução automatizada, tudo passa a fazer parte de um único sistema e os recrutadores podem consultar as informações relacionadas aos profissionais num só lugar”.

Entre as vantagens proporcionadas pelas soluções tecnológicas na gestão de pessoas, estão os processuais, que otimizam e simplificam a administração de recursos humanos, mas também outros, como garantir a contratação do profissional certo para a empresa, com o perfil adequado para a vaga que ele estará sendo contratado.

Dessa forma, a área de RH sai ganhando porque consegue atender o cliente interno melhor e, de quebra, ainda pode aumentar os seus ganhos. “Algumas soluções podem trazer ao profissional de RH uma produtividade superior e uma assertividade maior na contratação de profissionais para a empresa. Além disso, nossas ferramentas contribuem para a gestão dos talentos, visando sempre aprimorar os profissionais, que ficam mais felizes em suas funções e produzem mais”, completa Carol.





 

Fonte da Notícia: Catho - Marcela Alves      Publicado: 23/03/2016
Voltar

Newsletter:

Cadastrar Remover
Participe do linkedin:

Rua das Palmeiras, número 685 - Edifício Contemporâneo
Empresarial, sala 1.504 - Santa Lúcia - 29.056-210
Vitória, ES - Brasil
Mapa de Localização

(27) 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

eventos@abrhes.com.br