Headhunters revelam o que pesa no currículo

Publicado: 10 de junho de 2011

A busca por um emprego no mercado formal sempre gera muitas dúvidas entre os profissionais, especialmente quanto às informações que devem ser priorizadas na elaboração do currículo. Uma pesquisa realizada pela Right Management, consultoria especializada em gestão de talentos e carreira, aborda o layout de currículo e destaca o que deve ser levado em conta na elaboração do histórico profissional.

Objetividade, capacidade de síntese e priorização das informações foram os principais itens destacados. Segundo a pesquisa, feita com headhunters entre maio e junho deste ano, um bom currículo deve ter duas páginas. Para 79% dos avaliadores, o documento deve conter o resumo de qualificações e descrição dos cargos.

No espaço destinado ao objetivo, o profissional deve apresentar tanto o cargo que almeja quanto a área de atuação que está buscando no mercado. 

Já na primeira página, o profissional deve citar a formação acadêmica, especialmente os cursos de graduação e especializações, na opinião de 85,3% dos entrevistados.

Cursos não concluídos, mas cursados por um período de tempo superior à metade da grade curricular, podem ser citados. Os cursos complementares também devem ser mencionados, pois são um indicador de que a pessoa se preocupa com o autodesenvolvimento, segundo a consultoria.

A consultora sênior de transição de carreira da Right Management Telma Guido recomenda escrever o texto em formato de tópicos. “O especialista em avaliação de currículo tem de ficar estimulado a ler a informação escrita no documento. O texto em tópicos, além de ser mais prático para o leitor, possibilita a chamada análise dos 30 segundos”, diz.

Ao mencionar suas realizações, atenção às construções a serem usadas na escrita do documento. Opte pelo substantivo, por exemplo, “desenvolvimento ou implantação de algo” e não “eu desenvolvi ou implantei algo”, aconselha a consultora.

Fonte da Matéria: Zero hora

Compartilhe:

Receba Nossos Informativos:

Agenda Completa:

Agenda Completa

Filiada à:

Filiada à ABRH Nacional

Fale Conosco

Rua das Palmeiras, nº 685, Edifício Contemporâneo Empresarial, Sala 1.504,
Santa Lúcia - Vitória, ES - Brasil
CEP: 29056-210
27 98836-0250 / 3324-8326 / 3225-0886

Siga a ABRH-ES no Facebook

E RECEBA GRÁTIS AS MAIORES NOVIDADES DA GESTÃO DE RH DO ES.