Associação Brasileira de Recursos Humanos

Prêmio Ser Humano 2022: Destaques e Vencedores

Em uma cerimônia emocionante realizada no último dia 30/11, no Hotel Senac Ilha do Boi, foram premiadas as melhores práticas de gestão de pessoas de 2022. A Cerimônia de Premiação do 19ª Edição do Prêmio Ser Humano foi marcada por reencontros e fortes emoções.

A programação começou fazendo um resgate da memória da cerimônia de 2020 (que foi totalmente online), quando estávamos passando por um momento bastante crítico da pandemia da Covid-19. Naquela ocasião, a nossa querida Flávia Santos nos emocionou, apresentando, à capela, a canção Sal da Terra de Beto Guedes. Nessa edição, tivemos a oportunidade de ouvi-la, ao vivo, no palco.

Em seguida, a presidente da ABRH-ES, Neidy Christo, assumiu a tribuna para dar as boas-vidas às pessoas presentes, quando, também, fez um resgate das ações da Associação durante o ano que está findando e as expectativas para o próximo período.

Os trabalhos e os projetos são avaliados em 5 critérios: relevância, aplicabilidade, inovação, qualidade e resultados. Os jurados e juradas presentes foram chamado(as) ao palco para agradecimentos e registro fotográfico.

E a revelação dos trabalhos e projetos premiados veio a seguir, começando pela categoria Acadêmica Graduação (não houve inscrições para a categoria Acadêmica Pós-graduação). E as premiadas foram:

 

1º lugar:

Instituição: Ufes

Trabalho: Percepção das políticas e práticas de Gestão de Pessoas durante a pandemia de Covid-19 sob a ótica dos colaboradores de uma empresa de tecnologia.

Autoras: Raíssa Luchi e Kátia Vasconcelos.

 

2º lugar:

Instituição: Ufes

Trabalho:  Etarismo e atividade profissional: Análise de trajetórias após os 50 anos de idade.

Autoras: Valéria Werneck e Julia Bellia.

 

3º lugar:

Instituição: Faesa

Trabalho: Relato de Experiência: O projeto de extensão Núcleo de Diversidade como processo formativo de novas mentalidades e respeito às individualidades diversas no mundo do trabalho e na vida em sociedade.

Autoras: Mirella Bravo, Uberlândia Almeida e Juliana Selga.

 

Concluída a categoria Acadêmica, passamos para a categoria Empresarial e suas três subcategorias:

 

Administração:

1º lugar:

Empresa: Friopeças.

Projeto: Performar.

Autores(as): Frederico Junio e Renata de Araújo.

 

2º lugar:

Empresa: Arcellor Mittal.

Projeto: Academia do bem-estar.

Autores(as): Janayna Coutinho e Janaina Oliveira.

 

3º lugar:

Empresa: Samarco.

Projeto: Recuperação de crédito tributário sobre custos com pessoal.

Autores(as): Rogério Vieira, Victor Ramos e Marcela Mansur.

 

Sustentabilidade:

1º lugar:

Empresa: Vix Logística.

Projeto: Movendo o mundo com  excelência e respeito às pessoas: Proposta de escola de capacitação de pessoas da comunidade em motoristas profissionais.

Autoras: Carla Ramos e Sheila Santos.

 

2º lugar:

Empresa: Samarco

Projeto: Promovemos igualdade de oportunidade entre homens e mulheres? um estudo que une diversidade e people analytics.

Autora: Fernanda Pires

 

3º lugar:

Empresa: Carone.

Projeto: Recomeçar – Do cárcere ao labor: Reinserção e inclusão de pessoas em condição de aprisionamento carcerário ao mercado de trabalho.

Autores(as): Ana Paula Vizeu e Afonso Henrique Cardoso.

 

Desenvolvimento:

1º lugar:

Empresa: Samarco.

Projeto: Gestão da cultura organizacional: A importância das conexões humanas e dos aprendizados para construção do futuro.

Autoras: Vera Lucia Silva e Erica Alves.

 

2º lugar:

Empresa: Friopeças.

Projeto: Gamificando a experiência do colaborador por meio da tecnologia humanizada.

Autores(as): Nayara Ferreira, Wilmar Francisco e Renata Santana.

 

3º lugar:

Empresa: Orletti.

Projeto: Gestão de Pessoas no coração do negócio.

Autores(as): Naitê Andreão Passos, Ana Paula Delazari e Leonardo Silva Frinhani.

Decidir pela participação no PSH é um ato de compartilhar conhecimento e de contribuir para a evolução das práticas de Gestão de Pessoas no Espírito Santo e, por isso, agradecemos a todas as organizações participantes dessa edição. Foram 30 trabalhos inscritos, um recorde desde o ano de 2016.

Importante ressaltar que os 1º e 2º lugares de cada categoria poderão concorrer ao Prêmio Ser Humano Nacional, promovido pela ABRH-Brasil e, ainda, os 1º e 2º colocados de cada categoria da edição nacional estarão elegíveis para participarem da premiação latino-americana, no Prêmio da FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana.

 

O ano de 2023 será especial, pois  o Prêmio Ser Humano completará 20 anos e virá com novidades! Aguardem!

 

E antes da cerimônia finalizar, ainda houve a assinatura da parceria entre a ABRH-ES e a Fundaes (Federação das Fundações e Associações do Espirito Santo) que congrega as entidades do terceiro setor capixaba. Participaram do ato, representando a ABRH-ES, a presidente Neidy Christo, a vice-presidente Fabiola Costa e o conselheiro  Cosme Peres e, representando a Fundaes, o presidente Robson Melo que discursou após a assinatura.

E a festa da Gestão de Pessoas terminou com um coquetel e apresentação cultural de Flávia Santos.

Desejamos que 2023 seja um ano de oportunidades felizes e produtivas para nós!